seta para a esquerda
Voltar
Institucional
09.05.2025
image
ícone twitter
ícone linkedin
ícone whatsapp
ícone email
ícone copiar

Gastos na Páscoa de 2025 crescem 10%, com destaque para consumidores de menor renda e setor de alimentação

Estudo sobre hábitos de consumo dos brasileiros promovido pela Elo aponta, ainda, o crescimento de 16% nas transações parceladas comparadas ao ano anterior.

ícone download
Acesse o estudo completo

O período da Páscoa em 2025 apresentou crescimento de 10% nos gastos em comparação com o mesmo período de 2024, superando o aumento de 9% registrado no ano anterior. O desempenho positivo foi impulsionado, sobretudo, pelo aumento do consumo entre o público de menor renda, que apresentou alta de 24% na semana da Páscoa — três vezes mais que o público de maior renda (8%). Esses dados fazem parte da pesquisa de Hábitos do Consumidor, promovida pela Elo, uma das maiores empresas de tecnologias de pagamentos do Brasil. A análise revela como as transações realizadas com cartões de crédito se distribuíram entre diversos segmentos econômicos, destacando mudanças no comportamento de compra da população em comparação com as semanas anteriores ao feriado.

As compras presenciais também se destacaram, com aumento de 14% nos gastos, enquanto a modalidade digital teve crescimento de apenas 1%. Entre as formas de pagamento, as transações parceladas cresceram 16%, frente a 6% das compras à vista.

No domingo de Páscoa, o crescimento foi de 9%, acima dos 7% registrados em 2024. Novamente, consumidores de menor renda lideraram a expansão, com alta de 13% frente a 8% entre os de maior renda. As compras digitais superaram as presenciais (13% vs 7%), e as transações à vista tiveram desempenho superior às parceladas (12% vs 1%).

O setor de alimentação foi responsável por uma parcela significativa do consumo no feriado. Na semana da Páscoa, respondeu por 25% dos gastos totais, crescendo 16% em relação ao ano anterior — desempenho superior ao da média geral (10%). No domingo, o setor concentrou 39% dos gastos e apresentou crescimento de 15%. Em ambos os casos, houve ganho de participação na cesta de consumo: +1 ponto percentual na semana e +2 pontos no domingo.

Os dados confirmam a relevância do feriado para o varejo, especialmente nos segmentos de alimentação e nas faixas de menor renda, que vêm demonstrando maior dinamismo no consumo.


Sobre a Elo

Abrirseta para baixo

Informações da Elo para a imprensa

Fernanda Coelho

ícone celular
(13) 99643-1161

Celso de Souza

ícone celular
(11) 99193-1593

Assuntos relacionados

image
Institucional
18.02.2022

Elo cria NFT da primeira transação processada pela bandeira

Lançamento do ativo tokenizado representa a celebração do marco histórico e reforça a estratégia da empresa na nova geração de tecnologias de pagamento

Leia mais
ícone download
image
Parcerias e negócios
06.08.2024

Elo fecha parceria com a Ethoca para melhorar a experiência com a resolução de contestação de despesas

Dentro do conceito de “pré-disputa”, o serviço oferece soluções para eliminar as contestações de despesas ou friccões entre emissores, clientes e comerciantes.

Leia mais
ícone download
image
Tecnologia
05.02.2024

Tendências de pagamentos em 2024: Elo destaca Drex e a evolução digital financeira em relatório exclusivo

O 2º Relatório de Tendências em Tecnologias de Pagamento é um report com análises, pesquisas e opiniões sobre a evolução do setor.

Leia mais
ícone download