





Consumo Alta renda e compras digitais impulsionam gastos com cartões de crédito em 2024

Acesse o estudo completo
A Elo, uma das maiores empresas de tecnologias de pagamentos do Brasil, apresenta a nova versão do relatório de Hábitos de Consumo, focado no 4ºtri do ano passado. O estudo apresenta um balanço sobre as tendências, explorando também o comportamento do consumidor no último trimestre do ano, na Black Friday e nas festas de final de ano. E o documento revela um crescimento de 8% nos gastos com cartões de crédito em relação a 2023.
Esse crescimento foi impulsionado pelo consumo do público de alta renda e de compras digitais, que apresentaram crescimento de gastos de 9% e 15%, respectivamente.
Beleza esteve em alta em 2024 - O segmento de serviços de estética e salões de cabeleireiros teve aumento de 17% nas transações, em comparação a 2023. Em seguida, vieram os setores de serviços e apps de transportes (+14%), bares e restaurantes (+13%) e, higiene pessoal e cosméticos (+12%).
Black Friday digital - Influenciadas pelas campanhas promocionais e pela natureza da Black Friday, foi possível destacar que os gastos com cartões de crédito no mês de novembro/24 foram comparativamente maiores através de canais digitais/e-commerce. Entre os segmentos, lojas de departamento (+1p.p.), eletroeletrônicos (+1p.p.), turismo e viagens (+1p.p.) exibiram ligeiro incremento na participação dos gastos em relação às médias de 4Q2024 e do ano (2024).