Brasileiros de alta renda preferem crédito à vista e aumentam gastos em veterinária, estética e mais
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A Elo, uma das maiores empresas de tecnologias do Brasil, apresenta os resultados da Consultoria Elo Performance & Insight para o segundo trimestre de 2024. O destaque vai para opção de pagamento por cartão de crédito à vista, entre o público de alta renda, que representou 86% das transações, superando com folgas o crédito parcelado.
No detalhe das preferências de consumo, o report da Elo observa que o público de alta renda aumentou os gastos com Veterinária e pet shops, estética e cabeleireiros, higiene pessoal e comésticos, livraria, papelaria e afins e serviços e apps de transporte, entre outros.
A natureza destes gastos – fortemente associada às experiências em que o cliente está no local da compra – coloca a categoria de gastos presenciais à frente das compras digitais. Vale observar que, apesar de o presencial ainda representar 73% das transações no público de alta renda, transações no digital crescem mais rapidamente a +12% na comparação com o segundo trimestre de 2023 (vs +5% no presencial).
Considerando o valor total gasto no crédito (aqui a contagem é completa: incluindo à vista, o parcelado, e as divisões de presencial e o digital), o público de alta renda gastou 9% a mais de seu orçamento na comparação com o segundo trimestre do ano passado.
“É interessante notar que o aumento nas transações à vista entre o público de maior renda está alinhado com um mercado de trabalho mais dinâmico e com a elevação da confiança do consumidor. Além disso, o crescimento contínuo de pagamentos em meios digitais demonstra uma crescente preferência pelo ambiente de compras online, sem abandonar a experiência presencial em categorias essenciais.”, afirma Mirian Priosti, Diretora de BA, CRM e Consultoria P&I.
Confira no relatório completo de Hábitos de Consumo as demais categorias de consumo e recortes da economia entre alta e baixa renda, meios digitais e compras em ambiente presencial.
A base de dados da Elo é uma das maiores do Brasil no setor de pagamentos: são mais de 42 milhões de cartões ativos, que geram a possibilidade de análise em mais de 4,8 bilhões de transações – em média – por ano.