





Brasileiros gastam até 85% mais com serviços e APPs de transporte depois da Pandemia

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Brasileiros gastam até 85% mais com serviços e APPs de transporte depois da Pandemia
Aluguel de veículos e estacionamentos também pesaram no orçamento do consumidor. Preço elevado de carros novos e seminovos endossam a curva de gastos.
A Elo, uma das principais empresas de tecnologias de pagamentos do Brasil, apresenta a edição do 1º trimestre de 2023 do report: Hábitos de Consumo, essa edição destaca a mudança de comportamento relacionada ao uso de APPs de transporte (+85%) e aluguel de veículos (+81%) após janeiro de 2020.
A iniciativa é da Elo Performance & Insights, o time de consultoria da Elo. O Report apresenta um estudo sobre a mudança de comportamento do consumidor brasileiro com análises detalhadas a partir da imensa rede de dados de pagamentos da Elo: os mais de 43 milhões de cartões ativos da marca e da média anual de mais de 4,5 bilhões de transações financeiras gerenciadas pela empresa em todas as regiões e estados do país. Sua missão é ajudar emissores, credenciadores e varejistas a criar mais valor para os seus negócios, com abordagem centrada no cliente, baseada em fatos e dados, orientada a resultados e pautada em inovação.
“O custo-benefício de adquirir ou manter um automóvel novo hoje no Brasil – que tem preço médio de 130 mil reais – ou mesmo de um seminovo, certamente tem colaborado para a busca de alternativas de transporte pela população, incluindo aluguel de carros e transporte por aplicativos”, afirma Mirian Priosti, diretora de Dados e Consultoria Performance & Insights da Elo.
“A busca por mobilidade alternativa, por um pouco mais de conforto ou como alternativa ao baixo custo-benefício da aquisição de um automóvel, reflete no aumento do uso nos Serviços e apps de transporte e Aluguel de veículos. Neste 1° trimestre do ano, comparado com o trimestre anterior, o número de transação no setor de Serviços e apps de transporte cresceu 11% acompanhado pelo setor de Aluguel de veículos que cresceu 26%”, reforça Mirian.
Hábitos de Consumo | #Transportes&Mobilidade
Recorte: média mensal de gastos | Período: série do 1º Tri de 20/21/22 comparada com o 1ºTRI de 2023.
TRANSPORTE E MOBILIDADE
individualizado, compartilhado e sob demanda
Gastos com serviços e apps de transporte (+ 85%), aluguel de veículos (+ 51%) e venda de combustíveis (+19%) comparando o primeiro trimestre de 2023 com primeiro trimestre de 2022. Entre as categorias relacionadas, o maior valor médio por transação registrado no primeiro trimestre de 2023 envolveu aluguel de veículos (R$ 697), seguido por combustíveis (R$31), serviços e apps de transporte (R$ 27) e estacionamentos (R$ 16).
🡺 Após três anos, e a reboque da vacinação e a consequente levantamento das restrições, o número de transações relacionadas a transporte e mobilidade cresceu de forma significativa, superando o patamar pré-pandemia.
O report de Hábitos de Consumo da Elo contempla outros indicadores de gastos essenciais e escolhas consagradas no orçamento da sociedade brasileira, como despesas com alimentação, lazer, turismo, entre outros.
Sobre a Elo | A Elo é uma das principais empresas brasileiras de tecnologias de pagamentos. Com onze anos de mercado, tem mais de 43 milhões de cartões ativos, em parceria com 38 emissores. Sua aceitação engloba 8,7 milhões de estabelecimentos ativos em todo o País, além de 200 países e territórios. A Elo é uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com ranking Instituições Financeiras do Great Place to Work de 2022.
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Anderson Estevam | (11) 3165-9649 | anderson.estevan@fsb.com.br
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